Exemplo
Sanep faz exposição para incentivar hábitos mais sustentáveis
Projeto Plástico Zero chegará aos bairros para estimular o uso de sacolas reutilizáveis nas feiras orgânicas
Leandro Lopes -
Um dos argumentos mais utilizados para defender o uso de sacolas retornáveis, as ecobags, na hora das compras é o potencial de reutilização que elas têm – ao contrário das plásticas que, normalmente, são usadas uma ou duas vezes antes do descarte. Para chamar atenção à quantidade deste tipo de resíduo gerado em pouco tempo, o Sanep expôs no Largo do Mercado Central, nesta quinta-feira (2), parte das sacolinhas plásticas evitadas em cinco feiras orgânicas, durante um mês, pelos consumidores que aderiram ao Plástico Zero, iniciativa da autarquia que visa incentivar o hábito sustentável na cidade.
A diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, acompanhou a exposição e reforçou a importância da aderir a ações mais responsáveis ambientalmente. “Somente com a participação de toda a população vamos conseguir garantir o sucesso do projeto”, afirmou. A ação educativa integra uma série de atividades de conscientização, promovida pelo Sanep, sobre a relação da população com o meio ambiente, provocando uma reflexão a respeito da forma em que as pessoas consomem e geram resíduos.
Conscientização nos bairros
A exposição ainda marca o encerramento da primeira etapa do projeto, no Centro – a próxima fase começa nesta segunda-feira nos bairros, em feiras do Areal, Fragata, Três Vendas, entre outros. Serão mais dez pontos da cidade em que o Plástico Zero estará para conversar com os moradores sobre as consequências da poluição plástica para a natureza e para os sistemas de drenagem, uma vez que a sacola plástica é um dos itens mais corriqueiros nas desobstruções de bueiros e canais, e tem parcela de responsabilidade nos entupimentos e alagamentos no município.
Nas feiras, também terá distribuição de ecobags e estímulo a sua adesão na rotina de compras, conscientizando os consumidores de que uma sacola retornável pode evitar o uso de, aproximadamente, 500 sacos plásticos ao ano.
Cronograma do projeto
- Segunda-feira (manhã): feira na avenida da Paz, entre a avenida Domingos de Almeida e a rua Guararapes. no Areal;
- Terça-feira (manhã): feira na rua Darci Vargas, entre as ruas Três e Quatro, no Fátima;
- Terça-feira (tarde): feira na rua Santiago Dantas, esquina rua João Jacob Bainy, na Santa Terezinha (próxima ao condomínio Moradas Pelotas);
- Quarta-feira (manhã): feira na rua Dr. Carlos Bordini, entre Sete de Abril e Nossa Sra. da Aparecida, no Centro;
- Quinta-feira (manhã): feira na rua Barão de Azevedo Machado, entre ruas Santa Tecla e Marechal Deodoro, na Cohabpel;
- Quinta-feira (tarde): feira na avenida Vinte e Cinco de Julho, próxima ao condomínio Terra Nova, nas Três Vendas;
- Quinta-feira (tarde): feira na avenida Duque de Caxias, próxima à Vila Militar, no Fragata;
- Sexta-feira (manhã): feira na avenida São Jorge, entre as ruas Santa Clara e Santa Maria, no Py Crespo;
- Sábado (manhã): feira na rua Felipe dos Santos, entre avenida São Francisco de Paula e rua Bandeirantes, no Jardim Europa;
- Sábado (manhã): feira na avenida Duque de Caxias, em frente à antiga Laneira (atual Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel), no Fragata.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário